domingo, 3 de fevereiro de 2013



O Presidente da ARBA
ARBA Iniciou Actividade
A Associação Regional de Badminton de Aveiro iniciou este mês a época desportiva 1966/67 reunindo com os dirigentes dos clubes seus filiados, para elaborar o calendário de actividades, a avaliação do trabalho efectuado na temporada anterior e critérios de atribuição de subsídios aos clubes.
Depois de elaborado o Calendário de Actividades da ARBA, os clubes começaram a preparar o período competitivo, este ano a iniciar mais cedo que na época passada, cujo “Circuito” de provas pontuáveis para os “Rankings Nacionais” abre com os Campeonatos Abertos de Aveiro destinado a Juvenis e Juniores.
Integrada no Calendário Oficial da Federação Portuguesa de Badminton, a competição irá contar com sete aveirenses: Jorge Monteiro da Casa do Povo de Esgueira, João Correia, José Santos, Miguel Almeida e Ricardo Silva, da Casa do Benfica em Aveiro, Iolanda Babo e Joana Sousa, do Badminton Clube de Aveiro.
Avaliando a época anterior pode considerar-se positiva, a actuação da ARBA liderada por Manuel António Coimbra.
Uma Associação nova, para a qual a FPB atribuiu uma reduzida verba, mas muito bem gerida.
A Associação conseguiu uma excelente imagem, em termos de organização criando estruturas para o futuro e um  conjunto de actividades distribuídas pela formação e competição.
Em termos de resultados, os jogadores aveirenses tiveram excelentes prestações, alguns deles com vitórias internacionais. Também na arbitragem, Aveiro esteve representada por oito árbitros, que tiveram uma presença positiva em todas as competições em que participaram, tendo um deles actuado nos Campeonatos Internacionais de Portugal, prova pontuável para o “Ranking Mundial”.
A intervenção da Associação nas Assembleias Gerais, da Federação foi valiosa para que o Badminton aveirense atingisse posições relevantes, Esta época a ARBA vai estar representada por quatro jogadores em competições destinadas a Seniores/Honras, a categoria máxima do Badminton em Portugal.
Para além dos três atletas a Casa do Benfica, também participará nesta categoria a junior, Iiolanda Babo promovida na temporada anterior e que se transferiu da Casa do Benfica, para o Badminton Clube de Aveiro que vai estar representado por três atletas em Seniores de 1ª Categoria, António Oliveira, Jorge Pitarma e Manuel Coimba que também se transferiram da Casa do Benfica.
Por equipas, a ARBA deverá estar bem representada pela equipa junior masculina da Casa do Benfica em Aveiro, que tentará revalidar o titulo de Campeã Nacional e pelo Badminton Clube de Aveiro, que vai tentar melhorar o quinto lugar alcançado na 2ª Divisão. 

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal “Diário de Aveiro”
- Em: 1996


Sem comentários: