segunda-feira, 14 de janeiro de 2013



Sónia Gouveia
Estreia Internacional de Sónia Gouveia
Os atletas Iolanda Babo, José Santos (Juniores) e Miguel Almeida (Juvenil), da Casa do Benfica em Aveiro / Lacticoop participaram nos XXXI Campeonatos Internacionais de Portugal, disputados no Pavilhão Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha.
Sónia Gouveia representou o clube aveirense, como árbitro da competição. Com apenas 17 anos, Sónia foi a mais jovem árbitro presente nos campeonatos, integrada numa equipa de arbitragem, constituída por onze elementos portugueses, um espanhoia, um holandês e um suíço. A aveirense fez a sua estreia internacional, na partida entre Paulo Pinheiro (Portugal) e Alberto Carazo (Espanha) terminando a sua actuação como juiz de serviço, na final de Singulares Senhoras entre Michelle Rasmussen (Dinamarca) e Karilima Ericsson (Suécia).
Durante os quatro dias, Sónia foi árbitro, em nove partidas arbitradas em inglês.
Organizada pela Federação Portuguesa de Badminton, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e da Associação de Badminton do Distrito de Leiria, a prova pontuável para os “Rankings Mundiais” contou com a presença de 54 jogadores masculinos e 42 femininos, em representação da África do Sul, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Escócia, Eslovénia, Espanha, França, Guatemala, Holanda, Hungria, Ilhas Maurícias, Irlanda, Inglaterra. Peru, República Checa, Suécia e Portugal.
Estes Campeonatos Internacionais são realizados desde 1964 sendo presentemente reconhecidos internacionalmente pela qualidade dos atletas presentes, alguns dos quais tentam melhorar as pontuações no “Ranking”, para uma possível qualificação, para os Jogos Olímpicos de Atlanta.
A participação dos jovens da Casa do Benfica em Aveiro foi positiva, apesar de não terem alcançado qualquer vitória  José Santos foi derrotado pelo francês Guilhome Verolaetre, em Singulares a nas provas de Pares Homens e Pares Mistos foi ultrapassado pela dupla inglesa Ian Pearson/James Anderson e David Toupe/Martine Souza (França/Ilhas Mauricias). Miguel Almeida perdeu em Singulares com o espanhol Jorge Pena, em Pares Homens foi derrotado por Neil Waterman/Lee Boosey (Inglaterra) e em Pares Mistos, pela dupla holandesa Tyitte Wiestra/  Lotte Jovathans.
Em Singulares Femininos, Iolanda Babo perdeu com a portuguesa Helena Bartolomeu, enquanto em Pares Senhoras foi derrotada pelas inglesas Alvran Hunby/Tanya Groves e na prova de Pares Mistos, Iolanda Babo não passou frente á dupla alemã Maria Hegeman/Kathnin Kexel. 

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal “ Diário de Aveiro”
- Em: 1996

Sem comentários: