sábado, 27 de abril de 2013


Estamos a viver do Projecto Atlanta
Mais de 200 jogadores, em representação de 27 clubes participaram, nas Caldas da Rainha nos Campeonatos Nacionais de n/seniores (benjamins, iniciados, infantis, juvenis e juniores) e veteranos A.
Apesar do elevado número de atletas, a Federação, entidade organizadora do evento, juntamente com a Associação de Leiria, não ficou isenta de algumas críticas no apoio concedido aos técnicos regionais. Segundo Fernando Gouveia, treinador do Esgueira e de outras colectividades sediadas na região de Aveiro, a FPB só pensa nas cúpulas visando apenas, os jogadores de alta competição, manifestando-se preocupado com a evolução técnica dos jovens jogadores salientando, a falta de apoio que os treinadores dos clubes sentem por falta de apoio da Federação,
No entanto, os responsáveis federativos reagiram às críticas confrontando-as com a quantidade e qualidade, dos finalistas dos Nacionais, presentes no Pavilhão D. Leonor. Estas duas centenas de jovens constituem, a melhor resposta que podemos dar, disse Joaquim Lopes, vice-presidente federativo, ao nosso jornal.
Todavia, o apoio concedido está dependente das verbas recebidas, pelo Indesp conforme nos declarou o dirigente da FPB. Ainda não sabemos quando será assinado o contrato programa, nem sequer a verba que nos será atribuída.
O orçamento solicitado, mediante o programa de desenvolvimento desportivo, apresentado foi de 158 mil contos, correspondendo a cada Associação cerca de 28 mil contos. Neste momento estamos a viver dos duodécimos e da verba atribuída para o “Projecto Atlanta (13.500 contos)”, revelou Joaquim Lopes.
Estes campeonatos tiveram pela primeira vez, numa competição de n/seniores, árbitros nomeados para todas as partidas. “Foi uma das nossas condições, quando aceitámos o cargo. Tanto para todos os Campeonatos Individuais, como para o Nacional de Equipas Mistas, o qual dá acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus, teriam de haver árbitros nomeados, por carta e a tempo e horas”, afirmou a Record, Acácio Ramos, presidente do Conselho de Arbitragem.

Os Campeões
Os títulos nacionais individuais foram obtidos por jogadores oriundos de clubes sediados nos mais diversos pontos do País, embora as Associações da Madeira, Lisboa, Setúbal, Leiria e Aveiro registem o maior número de vitórias.
Os campeões em singulares, foram os seguintes: Benjamins Masculino: Hélder Leça (Santana); Feminino: Maria José Faria (Estreito). Iniciados Masculino: Gil Martins (Marítimo); Feminino: Tânia Faria (GDE); Infantis Masculino: Paulo Alveno (Stela Maris); Feminino: Filipa Lamy (Lourinhanense); Juvenis Masculino: Miguel Almeida (Esgueira); Feminino: Francis Pereira (NBE Paulo Gama); Juniores Masculino: Pedro Coelho (Badminton Clube Portugal); Feminino: Ana Rita Lopes (MVD Caldas da Rainha). Veteteranos A – Masculino: Carlos Gonçalves (Badminton Clube de Portugal).

- Artigo de: Vitor Ventura
- Publicado por: Jornal “Recod”
- Em: 1995




Sem comentários: