quarta-feira, 27 de março de 2013



Ricardo Silva
Ricardo Silva 2º na Madeira
A Casa do Benfica em Aveiro/Lacticoop esteve representada por três atletas no Torneio Internacional “Santana Jovem” disputado em Santana, uma vila localizada a 800 metros de altitude e a 50 quilómetros do Funchal, na Madeira.
Para além da participação de jogadores de Valência  Sevilha, Inglaterra, Algarve e Madeira, competiram neste torneio, os aveirenses Augusto Tavares que disputou, as provas de tipo B para jogadores nacionais), Miguel Almeida e Ricardo Silva, as provas do tipo A destinadas a jogadores nacionais e estrangeiros, de bom nível.
Paralelamente a este torneio, a Associação de Badminton da Madeira levou a efeito um agradável convívio com a participação de três centenas de jovens jogadores de 14 clubes madeirenses que estão a dar as primeiras raquetadas, para que assistissem a jogos de grande qualidade.
Dos jogadores aveirenses, Ricardo Silva foi o que conseguiu a melhor prestação, vencendo atletas de Espanha, Inglaterra, Holanda e Madeira. Na partida que decidiu, o vencedor da prova de Singulares/Sub-15, Ricardo foi derrotado pelo sevilhano Carlos Aragon, numa interessante partida de elevado nível. Enquanto Miguel Almeida, um dos favoritos na prova de Sub-18, apesar de estar a atravessar um bom momento de forma, não conseguiu obter bons resultados por falta de adaptação á altitude.
No entanto juntamente com o seu colega, Ricardo Silva conseguiu um segundo lugar, na prova de Pares Masculinos perdendo na final, com dupla espanhola Carlos Aragon/Javier Torrada por 2-0.
Augusto Tavares ainda numa fase de iniciação, mas a ser preparado para dar o “salto” qualitativo, obteve um importante segundo lugar, na prova de Singulares e um terceiro formando dupla com, Paulo Freitas, do Marítimo do Funchal.
No final da competição, a Câmara Municipal de Santana ofereceu um jantar, a todos os jogadores, treinadores e acompanhantes, bem como um bonito passeio pela Ilha da Madeira, com a duração de oito horas.
Foi curioso observar a beleza paisagística e real vivência dos madeirenses, nomeadamente nas difíceis deslocações pelas sinuosas estradas.
Este torneio foi o último de um circuito criado pelos treinadores de Aveiro, Lagos, Sevilha e Madeira que em termos competitivos e de intercâmbio está a fornecer excelentes resultados, para a melhoria da qualidade do Badminton.

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal “Diário de Aveiro”
- Em: 1997


Sem comentários: