terça-feira, 8 de janeiro de 2013



Sónia Gouveia
A Mais Jovem Monitora e Árbitro de Badminton
No intervalo de uma partida de Badminton, entre gritos depreciativos e os brados histéricos de andebolista, que aguardavam, a hora do seu treino, ouvimos a mais jovem monitora da modalidade nascida á 18 anos na cidade de Aveiro.
Chama-se Sónia Gouveia e é filha de Fernando Gouveia, também ele treinador da mesma modalidade e por esta apaixonado, pelo que se aplica com propriedade o velho adágio popular “Filha de peixe sabe nadar”…
Sónia é responsável pela classe “Benjamins” de Badminton da Casa do Benfica em Aveiro á duas épocas, revelou ao nosso jornal.
Pratica a modalidade desde os 12 anos de idade, segundo nos disse. Tem o curso de Árbitro de Badminton / Categoria B, que permite arbitrar jogos internacionais, em Portugal. Mas Sónia esclarece-nos que é também Juíz-Árbitro.
- Como ingressou na modalidade?
- Fui influenciada pelo meu pai, que me dá muito apoio e me incentiva.
Apesar de não ser vulgar uma menina da sua idade ter o seu “palmarés” Sónia Gouveia não se envaidece por isso, afirmando que quer continuar a trabalhar e fazer mais e melhor em prol do Badminton.
Pratica Ginástica de competição e faz diariamente preparação física. Este como de resto todos os desportos de competição, força-nos a um cuidado com o corpo e com a alimentação. Vitaminas, proteínas e água são obrigatórias.
Monitora de 15 rapazes e raparigas, com 7, 8 e 9 anos, Sónia diz-nos: é necessária muita paciência e psicologia, terminando por referir que quatro destas crianças já entram em competições, pormenor que lhe proporciona uma pontinha de orgulho.

- Artigo de: Joaquim Duarte
- Publicado por: Jornal “O Aveiro”
- Em: 1996

Sem comentários: