domingo, 6 de janeiro de 2013



Miguel Almeida e Ricardo Silva
Aveirenses Internacionais
Desde 1 de Julho de 1954, data da fundação da Federação Portuguesa de Badminton, que esta universal modalidade tem vindo a ser promovida em Portugal.
O Badminton, modalidade ainda pouco divulgada pelos órgãos de comunicação social nacionais é no entanto praticado por milhões em todo o mundo, sendo olímpica desde os “Jogos de Barcelona / 92”.
A primeira competição internacional realizada no nosso país, foi em 1958 e a estreia no estrangeiro pertenceu à Associação Académica de Coimbra.
Em Aveiro, o Badminton teve no Clube dos Galitos, o seu grande impulsionador tendo organizado em 1967, o primeiro Campeonato Nacional de não seniores, disputado fora de Lisboa, onde os seus atletas alcançaram, onze títulos de campeões nacionais. Ricardo Melo foi o primeiro internacional de Aveiro, em representação da Selecção Nacional de Juniores, em encontro com a Espanha no ano de 1982.
Presentemente os jogadores da Casa do Benfica em Aveiro / Lacticoop, Miguel Almeida e Ricardo Silva, que representaram a Selecção Nacional / Sub-16, nos Torneios Internacionais de Lausanne, Sevilha, Valencia e na Copa Latina, disputada em Málaga  integram um conjunto de jovens jogadores, em percurso para a Alta-Competição, com vista aos Jogos Olímpicos de 2000 e 2004.
Miguel Almeida representou a Selecção Nacional, nos Campeonatos da Europa de Juniores, realizados em Caldas da Rainha, de 17 a 21 de Janeiro de 1996.

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal “O Aveiro”
- Em: 1996

Sem comentários: