segunda-feira, 28 de janeiro de 2013



Cristiana Tavares e Alice Silva
Intercâmbio Divulga Modalidade
Com a participação de 64 jogadores Sub-13 e Sub-16 de Aveiro, Águas-Santas, Braga, Famalicão, Galiza, Huelva e Lagoa, disputou-se no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Esgueira, o Torneio Luso-Espanhol de Badminton, que a Casa do Povo de Esgueira organizou com a colaboração logística da Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Regional de Badminton.
A competição foi disputada por equipas de dois jogadores (duas partidas de singulares e uma de pares), um sistema que agradou muito aos jovens participantes, lançado em Portugal pela ARBA, na época de 1996/97, o qual também será aplicado, no Torneio Internacional de Lagoa, a realizar nos dias 6 e 7 de Abril.
A Casa do Povo de Esgueira determinada a divulgar o Badminton, em Aveiro preparou e organizou, mais uma vez com qualidade, um intercâmbio desta vez com jovens de Portugal e Espanha, dando assim possibilidades a que os seus jogadores tivessem contacto competitivamente diferente e bastante importante para uma futura evolução, num percurso longo, onde deverão ser respeitadas, as várias fases de crescimento biológico.
Este torneio foi excelentemente dirigido, por Jorge Pitarma como juíz-árbitro e Sónia Gouveia como locutora, os quais tiveram ainda a seu cargo a formação de jovens árbitros que dirigiram, as 248 partidas efectuadas.
A competição foi caracterizada por um generalizado bom nível técnico, com jogos bastante emotivos e por uma atitude desportiva de elevada qualidade.
Como complemento, deste excelente encontro de jogadores de badminton dos dois países ibéricos, a Casa do Povo de Esgueira levou a efeito, um convívio dançante e uma ceia, bem como uma festiva cerimónia de entrega de prémios, onde foram contemplados todos os participantes e respectivos treinadores, assim como os componentes das equipas classificadas, nos dois primeiros lugares.
As classificações foram as seguintes:
- Sub-13 / Femininas
1ª Lagoa
2ª Huelva
3ª Galiza
6ª Aveiro (Alice Silva e Cristiana Tavares)
- Sub-13 / Masculinas
1ª Huelva
2ª Galiza
3ª Lagoa
6ª Aveiro (Nuno Homem e Tiago Novo)
- Sub-13 / Mistas
1ª Huelva-A
2ª Galiza-A
3ª Galiza-B
5ª Aveiro-A (Alice Silva e Mikael Santos)
6ª Aveiro-B (Cristiana Tavares e Nuno Homem)
- Sub-16 / Femininas
1ª Aveiro/Famalicão (Joana Sousa e Carolina Guimarães)
2ª Galiza
3ª Huelva
- Sub-16 / Masculinas
1ª Huelva
2ª Famalicão-A
3ª Aveiro-A (Augusto Tavares e João Correia)
5ª Aveiro-B (Jorge Monteiro e Ricardo Lamarão)
9ª Aveiro-C (Bruno Pereira e João Ferreira)
- Sub-16 / Mistas
1ª Huelva
2ª Famalicão-A
3ª Aveiro (Joana Sousa e João Correia)

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal da Pateira
- Em: 1998


Sem comentários: