sábado, 22 de dezembro de 2012



Sónia Gouveia e Alexandra Sousa
Campo de Férias Juntou 42 Crianças
- Badminton, Xadrez e um Filme foram as principais actividades
Quarenta e duas crianças participaram durante nove dias, no período das férias escolares da Páscoa num Campo de Férias organizado pela Escola Preparatória de Esgueira e que contou com a colaboração do Governo Civil de Aveiro e da Delegação Regional do Instituto da Juventude.
Esta iniciativa que procurou sensibilizar crianças e pais para a ocupação dos tempos livres, durante as férias escolares, com actividades lúdicas e desportivas decorreu com elevada qualidade destacando-se o grande empenho dos monitores responsáveis pelas respectivas actividades .Por outro lado, os jovens tiveram oportunidade de usufruírem outro tipo de relacionamento e  de uma vivência diferente e os monitores uma experiência rica em termos de ensino.
As actividades desenvolvidas foram o Badminton, tendo como monitoras, as atletas do Clube do Povo de Esgueira, Alexandra Sousa (15 anos) e Sónia Gouveia (14 anos) e o Xadrez, a cargo do xadrezista do Clube dos Galitos, Ricardo Guerreiro (18 anos) que ensinou as técnicas do jogo, com a particularidade das crianças terem utilizado, um tabuleiro computorizado.
Outra das actividades muito vivida pelos “miúdos” foi a realização de um filme, cujo argumento foi escrito pela professora Manuela Rocha tendo como actores e figurantes, os participantes no Campo de Férias.
O filme foi realizado pela técnica do Instituto da Juventude, Filipa Albuquerque (20 anos) e José Gouveia (22 anos) este já premiado em alguns festivais de vídeo.
Os dois jovens realizadores foram os responsáveis pela captação de imagens, sonorização, legendagem e montagem do filme.

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal “Diário de Aveiro”
- Em: 1992

Sem comentários: