sexta-feira, 14 de dezembro de 2012



Grupo de atletas / Torneio "Santana/95"
Esgueira Brilha na Madeira
Um conjunto de dez jogadores do Clube do Povo de Esgueira deslocou-se à Ilha da Madeira, onde participou no Torneio Internacional “Santana / 95” disputado no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Preparatória de Santana, situada a 32 quilómetros do Funchal e a uma altitude de 1500 metros.
Como já  é habitual, a participação dos aveirenses foi positiva tendo subido ao “pódio” em oito provas, nesta interessante competição internacional que envolveu 150 atletas, representantes da Madeira, País de Gales, Sevilha, Portimão e Aveiro.
Para além do excelente nível da competitivo, a componente social que funcionou paralelamente ao torneio, foi extremamente importante para a formação dos jovens.
Numa estadia de oito dias, para além da competição, os treinaram em conjunto duas vezes por dia e foi-lhes proporcionado dois excelentes passeios. Um a pé, numa caminhada durante três horas, entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, com a particularidade de ter sido efectuada dos 1600 para os 1900 metros de altitude. O outro foi efectuado de autocarro à volta da Ilha.
Este torneio que teve como principal objectivo, proporcionar aos atletas madeirenses, um contacto com o badminton internacional, foi de elevada motivação para os aveirenses e constituiu um prémio importante para quem, com muito trabalho e dedicação tem prestigiado, o Clube do Povo de Esgueira com participações, em Espanha, França e na Suiça, que deveriam orgulhar os seus sócios, mais sensibilizados e educados ,para o verdadeiro desporto. Esta prova na Madeira foi a última de um “Circuito”, composto por provas em Aveiro, Portimão e Sevilha, que teve como objectivo, a melhor formação sócio-desportiva, dos atletas das localidades madeirenses, onde o Director Técnico da Associação de Badminton da Região Autónoma da Madeira, Carlos silva tem sido o grande animador.
Como a gratidão e a amizade não se pagam, a representação aveirense ofereceu a Carlos Silva, uma significativa lembrança de Aveiro.
Os “Pódios” com atletas do Clube do Povo de Esgueira foram os seguintes:
- Singulares Masculinos / Sub-14
3º Ricardo Silva
- Pares Masculinos / Sub-14
1ºs Ricardo Silva / Carlos Aragon (CPE/Sevilha)
- Pares Mistos / Sub-14
1ºs Ana Paiva / Ricardo Silva (Chel-Lagoa/CPE)
- Singulares Femininos / Sub-17
2ª Iolanda Babo (CPE)
- Singulares Masculinos / Sub-17
3º Jorge Pitarma (CPE)
- Pares Senhoras / Sub-17
1ªs Iolanda Babo / Joana Sousa (CPE)
 - Pares Masculinos / Sub-17
1ºs Jorge Pitarma / Mathwes Hughes (CPE/Bimingham)
- Pares Mistos / Sub-17
1ºs Iolanda Babo / Miguel Almeida (CPE)

- Artigo de: Fernando Gouveia
- Publicado por: Jornal “Diário de Aveirol”
- Em: 1995

Sem comentários: